quarta-feira, 13 de maio de 2015

Reprodução Assexuada/Sexuada
Reprodução Assexuada:
É o tipo de reprodução que não envolve gametas masculinos e femininos. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.
Reprodução Sexuada:
O que caracteriza a reprodução  sexuada é a ocorrência de células especializadas ( gametas) que ao se unirem formam um novo ser.  Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética.


Partenogênese e Poliembrionia

A poliembrionia é quando pode haver a formação de vários indivíduos a partir de único um zigoto. Isso ocorre devido à separação dos blastômeros no início da segmentação. É nesse processo que se origina os gemeos identicos


A partenogênese é  o desenvolvimento do embrião a partir de óvulo não-fecundado na maioria das vezes os indivíduos são haploides (exemplo os zangões) mas podem ser diploides quando não ocorre meiose.

Tipos de gêmeos: os univitelinos, os bivitelinos.

Gêmeos bivitelinos só têm uma coisa idêntica: a data do aniversário! Esses bebês são tão parecidos (ou diferentes!) quanto irmãos normais, e podem ser até de sexos diferentes. Em vez de liberar um único óvulo por mês, como acontece normalmente, a mamãe libera dois óvulos, que são fecundados por dois espermatozóides. 

Gêmeos univitelinos são aqueles que são do mesmo sexo e têm a mesma cara. Para que nasçam dois bebês iguaiszinhos, precisa acontecer uma coisa muito misteriosa, que nenhum cientista sabe explicar direito: o óvulo, depois de fecundado, ou seja, depois de se "misturar" com um espermatozóide, tem que se dividir em duas partes idênticas! É isso aí, os gêmeos idênticos nada mais são do que um óvulo fecundado que, sem mais nem menos, resolveu virar dois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário