terça-feira, 17 de maio de 2016

Evolução Biológica e Pool Genético

Dá-se o nome de Biologia Evolutiva ao ramo da ciência que se ocupa com o estudo do processo evolutivo de organismos. Evolução nada mais é que o conjunto de transformações perpassadas por uma espécie desde sua origem, e em alguns casos, até sua extinção.

A biologia evolutiva se incumbe de explicar a variabilidade das espécies, bem como o conjunto de transformações que tais espécies sofrem com o passar do tempo, tomando como base alguns princípios evolutivos. Tais princípios foram propostos pelos naturalistas Jean-Batiste Lamarck, e depois por Charles Darwin.

A biologia evolutiva surge e se consolida através de perguntas, dúvidas relacionadas à evolução das espécies. Os estudos em evolução foram largamente repelidos pela Igreja, que acredita na teoria criacionista, ou seja, tendo Deus como criador de tudo o que existe, confronto entre ciência e religião que permeia até nos dias de hoje.


Atualmente, mesmo com a gama de pesquisas desenvolvidas para sanar tais dúvidas, muitas perguntas ainda carecem de resposta, e que, se respondidas muito contribuíram para o entendimento da vida no Terra.

POOL GENÉTICO

O pool genético, fundo genético ou pool de genes de um tipo ou população é o conjunto completo de alelos únicos que podem ser encontrados no material genético de cada um dos indivíduos vivos desta espécie ou população. Outra definição semelhante estabelece que pool de genes é a totalidade dos genes de uma determinada população sexual. O pool genético para o locus A consiste de todos os alelos para este locus na população. A frequência genética do alelo A1 é a proporção de todos os alelos no pool genético que são A1.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário